A Toxina Botulínica é a toxina produzida por uma bactéria chamada de Clostridium botulinum. É o agente causador do Botulismo, doença que ocorre após a ingestão de alimentos enlatados contaminados com a bactéria, tais como conservas de Palmito ou Sardinhas. Hoje em dia, com a melhoria das condições de higiene na produção de alimentos, é uma doença rara.
Porém, a Toxina Botulínica pode ser útil no tratamento de vários problemas. O cirurgião plástico, especificamente, utiliza a Toxina Botulínica para o tratamento de rugas de expressão e de sudorese excessiva. A toxina é vendida sobre os nomes comerciais Botox®, Disport® entre outros.
No tratamento das rugas de expressão, a toxina é utilizada na testa, no nariz, na glabela (região entre as sobrancelhas), nos pés de galinha e, eventualmente, no pescoço. O efeito da aplicação se dá pelo bloqueio da contração muscular na área tratada, de forma a suavizar as rugas que se formam pela contração dos músculos da expressão.
Rugas próximas à boca são melhor tratadas por peelings e preenchimentos, pois o movimento nesta região é muito importante.No tratamento da sudorese excessiva, as axilas são o alvo principal e o efeito da aplicação é a redução dramática na perspiração local.
A aplicação é muito bem tolerada e a durabilidade é de cerca de 5 meses, com início de ação de 5-15 dias após a aplicação. De modo geral, a toxina pode ser aplicada duas vezes ao ano e pode ser descontinuada a qualquer momento.