Peelings são procedimentos que provocam a esfoliação ou remoção das camadas mais superficiais da pele com o objetivo de remover manchas, rugas finas e melhorar a aparência de cicatrizes de acne ou outras cicatrizes em que haja desnível entre os bordos.
Os Peelings podem ser cirúrgicos ou clínicos. Os Peelings clínicos são de modo geral conduzidos por Dermatologistas e são produzidos mediante a utilização de produtos químicos. Já os Peelings cirúrgicos são realizados em ambiente hospitalar, requerem ambiente estéril, e são basicamente de dois tipos:
Peeling Abrasivo – são os peelings em que as camadas mais superficiais da pele são “lixadas” até se atingir a profundidade das rugas que se quer remover. Em efeito, trás a pele para a profundidade da ruga. É o Peeling mais indicado no tratamento de cicatrizes de acne e para a região dos lábios e queixo.
Peeling Ablativo – são os peelings à Laser, em que as camadas mais superficiais da pele são “evaporadas”, promovendo o nivelamento de rugas finas e a remoção de manchas. Podem ser usados em todo o rosto, mas tem melhor resultado na região dos olhos, testa e bochecha.
Os Peelings são procedimentos que tem melhor aplicação em peles claras, sem tendência para manchar e em pessoas em que as cicatrizes não são brancas. O período de cicatrização é de cerca de 20 dias a 1 mês e meio e é mais demorado nos Peelings Ablativos. Deve-se evitar a exposição solar por pelo menos 3 meses. Achamos que os Peelings cirúrgicos são mais previsíveis que os clínicos, especialmente no tratamento de rugas e cicatrizes de acne, mas muitas vezes a participação de um Dermatologista no tratamento é fundamental.
Atualmente dispomos de Laser de CO2 Fracionado que possibilita aos pacientes um período de cicatrização muito menor e com resultados muito interessantes.