Reconstrutoras

Revisão de Cicatrizes, Enxertos e Retalhos.

Revisão de cicatrizes: as cicatrizes são refeitas, com o intuito de torná-las mais finas, menos perceptíveis e de melhor qualidade estética.

Enxertos: a retirada de pele de boa qualidade de um determinado local e sua colocação em outra área pode ser utilizada para substituir uma pele perdida ou corrigir cicatrizes. Enxertos de outros tecidos, como cartilagens, podem ser usados na reconstrução de orelhas, por exemplo.

Retalhos: são compostos por pele isoladamente ou em associação a tecidos profundos, como aponeurose muscular, usados para melhorar o aspecto de áreas com deformidade estética ou funcional.

Expansores de Pele

A habilidade de expansão da pele ocorre naturalmente durante a fase de crescimento dos indivíduos, o aumento das mamas na puberdade, assim como o crescimento do abdômen durante a gravidez. A vantagem principal do uso de expansor cutâneo consiste na possibilidade de reconstrução dos tecidos com semelhança de cor e textura, sem a adição de novas cicatrizes, oferecendo resultados superiores àqueles obtidos com enxertos de pele e retalhos à distância.

O uso de expansores cutâneos teve início no Serviço do Professor Ivo Pitanguy (Clínica Ivo Pitanguy e 38a Enfermaria da Santa Casa de Misericórdia) nos anos 80 e, atualmente, são largamente utilizados, tendo inúmeras indicações: nas correções das sequelas de trauma e queimaduras, nas reconstruções de mama pós-mastectomia, nas deformidades adquiridas ou congênitas.

Os expansores de pele são bolsas de silicone colocadas vazias embaixo da pele normal que está ao lado da deformidade. As bolsas são insufladas ou enchidas com soro, em um processo que dura de 45 a 60 dias, distendendo a pele normal. Em uma segunda cirurgia, os expansores são removidos e a pele expandida é avançada sobre a lesão, retirando-se a pele com deformidade.

Reconstrução Mamária

A reconstrução da mama geralmente é indicada após a retirada de um câncer mamário. Ela pode ser efetuada no mesmo momento da mastectomia ou após a paciente terminar o tratamento adjuvante com a quimioterapia e/ou radioterapia. O tipo de cirurgia para reconstrução da mama varia de acordo com o biotipo da paciente e o volume da mama. Pacientes magras, com peso adequado e com mama contralateral pequena apresentam melhores condições para reconstrução da mama com expansor de pele e posterior colocação de implante de silicone. Em mulheres obesas ou com mama contralateral grande, a reconstrução pode ser feita com expansor e implante de silicone de maior volume ou com tecidos do abdômen. Também é possível indicar os implantes associados a tecidos musculares e pele das costas.

Microcirurgia

Área especial da Cirurgia Plástica é a microcirurgia. Esta especialidade utiliza técnicas cirúrgicas extremamente delicadas, sendo que a ajuda de um microscópio para abordar e dar pontos nos tecidos, como vasos sanguíneos, é essencial. A microcirurgia é utilizada, por exemplo, para reimplantar uma parte do corpo que foi amputada durante um acidente.

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Back To Top
WhatsApp chat