Abdominoplastia ou cirurgia do abdome é realizada para a retirada de pele excedente. A cicatriz é baixa e geralmente acompanha os trajes de banho.
Numa abdominoplastia, o cirurgião deve corrigir não apenas os tecidos que estão em excesso, mas também reforçar toda a musculatura, com um procedimento chamado de plicatura dos músculos. Assim, o paciente terá um reforço da sua parede abdominal, melhorando também sua parte funcional.
Atualmente, com a crescente frequência das cirurgias bariátricas – cirurgias de diminuição do estômago para promover uma perda de peso significativa em pacientes com obesidade extrema, os pacientes procuram o cirurgião plástico para livrar-se do excesso de tecidos, após a perda de peso. Esses procedimentos, conhecidos como cirurgias do contorno corporal, ganharam uma grande aliada no final dos anos 70: a lipoaspiração. Como cada caso é individual, cabe ao cirurgião decidir se existe a necessidade de se remover apenas o excesso de gordura através de uma lipoaspiração ou se é necessário retirar o excesso de pele, por meio de uma cirurgia chamada de dermolipectomia.