Mama é o símbolo da feminilidade, enaltecida nas artes plásticas e na literatura. Nas últimas décadas, o conceito de beleza em relação ao tamanho e à forma da mama vem sofrendo mudanças.
Mulheres que apresentam mamas com volume significativamente reduzido (ou hipoplasia mamária), a cirurgia indicada é a colocação de próteses de silicone (ou implantes mamários). Os aspectos mais importantes a serem discutidos com a paciente são: o volume da mama desejado; o tipo de implante a ser usado e a via de acesso para colocação da prótese.
Existem diversos tipos de implantes, variando quanto a formato (redondos, anatômicos, cônicos), medidas (base, projeção), revestimento (texturizado, poliuretano), etc. A escolha deve ser cuidadosa e individualizada, respeitando as peculiaridades anatômicas, características de pele e desejos de cada paciente.
Se houve gestação recente, não há consenso sobre quanto tempo dever-se-ia esperar até a realização do procedimento. Deve-se aguardar o retorno da mulher a sua forma física normal e involução das mamas por PELO MENOS 6 MESES APÓS O DESMAME.
No caso de pacientes jovens, o completo desenvolvimento das mamas ocorre, em média, até os 16 anos de idade. Abaixo desta idade, procedimentos estéticos eletivos estariam, em geral, contra-indicados por traumatizarem um órgão ainda em formação, podendo gerar alterações funcionais futuras.